O que é ?

A forma e posição das orelhas tem importante impacto na harmonia e balanço facial. As orelhas em abano são uma deformidade bastante prevalente, presente em cerca de 5% da população. A otoplastia é a cirurgia plástica realizada para correção da orelha em abano ou alteração na forma das orelhas que apresenta grande impacto na auto-estima.

 

Quem são os principais candidatos ?

A otoplastia pode ser realizada em adultos e crianças. Nas crianças a principal motivação para a realização da cirurgia é evitar as brincadeiras inconvenientes entre colegas. Por isso a idade dos 6 ou 7 anos costuma ser preferida.

Entre as mulheres a queixa de alteração na forma ou posição das orelhas é frequentemente percebida quando o cabelo é preso o que motiva a realização da cirurgia. Entre homens a otoplastia é m dos 10 principais procedimentos estéticos realizados segundo a Academia Americana de Plástica Facial e Reconstrutiva da Face.

 

A otoplastia pode ser realizada em conjunto com outras cirurgias ?

Sim. É frequentemente associada com outros procedimentos faciais como a rinoplastia.

 

Como é a anestesia ?

A otoplastia pode ser realizada sob anestesia local com ou sem sedação ou anestesia geral.

 

Há algum cuidado no pós-operatório ?

Costuma-se recomendar o uso de curativo compressivo, geralmente, por 24 a 48 horas para evitar hematomas. O paciente deve evitar o uso de óculos nos primeiros dias após a cirurgia. O resultado já é peceptível logo no período pós-operatório inicial .